terça-feira, 6 de setembro de 2011

Portal online já catalogou mais de um terço das espécies do planeta


A ambição do portal é ter uma página para cada espécie

O projeto Enciclopédia da Vida, portal online que ambiciona listar todas as espécies de animais e plantas conhecidas para a Ciência, afirma já ter conseguido catalogar um terço das espécies.

Atualmente estão listadas 750 mil espécies no site Encyclopedia of Life (EoL), foi hoje revelado. Jennifer Preece, da Universidade de Maryland, considera que a EoL, “guia de campo online”, está comprometido a reunir “todas as espécies do mundo”, mais que os sites que listam grupos de espécies como insectos, aves ou mamíferos. 

“O nosso conhecimento das muitas formas de vida neste planeta está espalhado por livros, revistas, bases de dados, sites, colecções e na cabeça de investigadores por todo o mundo”, escrevem os responsáveis pelo EoL. Por isso, o objectivo é “reunir toda esta informação e disponibilizá-la para qualquer pessoa, em qualquer lado”.

O projeto, que começou a funcionar em 2007, utiliza as imagens, vídeos e dados científicos de 176 parceiros e permite aos seus membros criar a sua própria coleção natural.

A EoL quer “ser um microscópio ao contrário, ou um ‘macroscópio’, que ajude os utilizadores a ter uma imagem dos padrões naturais a larga escala”, explicam. Agora, o EoL “reúne cidadãos, estudantes, professores, conservacionistas e investigadores de todo o mundo, em tempo real, para explorar a complexidade da biodiversidade”, comenta o diretor-executivo do projeto, Erick Mata.

Agora apresenta um portal renovado, “mais fácil de usar”. A maior ambição é ter uma página para cada espécie do planeta. Hoje tem mais de 700 mil páginas, 600 mil fotografias e vídeos e uma biblioteca sobre Biodiversidade.



Fonte: Público - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário