terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PEDro, a base de dados de evidência em fisioterapia



A prática clínica baseada em evidências é considerada um dos principais elementos da prática fisioterapêutica. O uso consistente de recomendações terapêuticas fundamentadas em evidências pode proporcionar melhores resultados, assim como reduzir custos para o sistema de saúde em geral. Revisões sistemáticas e estudos controlados aleatorizados (ECA) são considerados as melhores fontes de evidência para verificar se uma determinada intervenção é eficaz ou não. Portanto, fisioterapeutas precisam ter acesso livre e fácil a esses tipos de estudo. O grande problema é que o número de ECA e revisões sistemáticas em Fisioterapia vem crescendo rapidamente, cerca de 100% a cada três anos e meio: um fisioterapeuta formado em 2010 tem acesso a três vezes mais artigos relacionados à eficácia de intervenções em fisioterapia durante sua formação do que um colega que se formou em 2003. Diante de tão avolumada produção, como, então, se atualizar? Além disso, como distinguir estudos com alta qualidade metodológica de outros com menor qualidade?

A Base de Dados de Evidência em Fisioterapia PEDro (Physiotherapy Evidence Database) foi criada há 10 anos por pesquisadores da Escola de Fisioterapia da Universidade de Sydney, Austrália. PEDro é a mais completa base de estudos que versam exclusivamente sobre o arsenal terapêutico da fisioterapia. Indexa três tipos de estudo: diretrizes para a prática clínica, revisões sistemáticas e ECA. E todos os ECA são avaliados por três revisores independentes, que os classificam segundo a qualidade metodológica.

A PEDro pode ser acessada gratuitamente pelo site www.pedro.org.au/portuguese , onde o fisioterapeuta encontra instruções sobre como fazer buscas, interpretar os escores da escala de qualidade PEDro, assim como links para ferramentas e informações úteis para aqueles interessados em prática baseada em evidência. Ao realizar uma busca na PEDro, o leitor terá acesso ao resumo do artigo, seu escore de qualidade metodológica na escala PEDro e link para encontrar o artigo na íntegra.

No momento a PEDro está em um processo de desmembramento de atividades: a coordenação dos artigos publicados em língua portuguesa e espanhola encontra-se sob a responsabilidade do Centro Brasileiro de Prática Baseada em Evidência em Fisioterapia (sediado na Universidade Cidade de São Paulo), que se propõe a gerenciar a PEDro no Brasil, além de promover pesquisas na área de prática baseada em evidência, ações de melhoria de qualidade em pesquisas em Fisioterapia e estimular fisioterapeutas a utilizar cada vez mais dados científicos de alta qualidade em beneficio de seus pacientes. Espera-se que oportunidades de colaboração entre a PEDro e outras entidades, como a revista Fisioterapia & Pesquisa, melhore ainda mais a qualidade e eficiência de atendimentos de fisioterapia no Brasil.

Leonardo Oliveira Pena Costa

Prof. Dr. do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo

Fonte: Fisioterapia e Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário